segunda-feira, 26 de março de 2012

É preciso saber para passar no vestibular


Minha neta estava lendo um livro de biologia. Ah! Como a biologia é fascinante! A vida! Mas não havia nenhum entusiasmo no seu rosto. Nem nada que se parecesse com curiosidade. Era mais uma expressão de tédio. Sei o que é isso. Há textos que reduzem o leitor a uma panquequa que se arrasta pelo chão. Arrasta-se porque tem que ler mas não quer ler. É por causa dos textos que Barthes disse que a preguiça é parte essencial da experiência escolar. Perguntei o que ela estava lendo. Ela me mostrou um parágrafo com o dedo. Era  isso que estava escrito: "Além da catalase existem nos peroxíssomos enzimas que participam da degradação de outras substâncias tóxicas, como o etanol e certos radicais livres. Células vegetais possuem glioxíssomos, peroxíssomos especializados e relacionados com a conversão das reservas de lipídios em caboidratos. O citosol (ou hialoplasma) é um caloide. No citosol das células eucarióticas, existe um citoesqueleto constituído fundamentalmente por microfilamentos e microtúbulos, responsável pela ancoragem de organóides...Os microtúbulos têm paredes formadas por moléculas de tubulina...". Encontrei ainda palavras que nunca lera:"retículo sarcoplasmático, complexo de Golgi, pinocitose, fagossomo, fragmoplasto, o padrão do axonema é constituído por 9+2, uma referência aos 9 pares de microtúbulos em torno de um par central". Parece- me que essa última afirmação tem a ver com o rabo do espermatozóide, mas nesse momento os meus pensamentos já estavam tão confusos que não posso garantir. Não posso imaginar minha neta conversando sobre essa palavras com suas amigas ou seu  namorado. Ele, eu acho, só vai se interessar pelo rabo do espermatozóide...Fico furioso: o que é que o professor que escreveu esse texto imaginou que os adolescentes iriam fazer com ele? Li esse texto para um erudito professor de biologia. Sua reação foi: "Não entendi nada..."
Texto do livro: Ostra feliz não faz pérola de Rubem Alves