sábado, 8 de setembro de 2012

Será que deve ser como na malhação?


Com a nova geração de alunos vem também uma nova forma de considerar as atividades e avaliações feitas pelos professores. Nota-se, que com atual modo de aprendizagem é necessário mais do que pequenos textos e redações fixados no caderno ou em pastas e gavetas dos professores. Os educadores devem se adaptar a formação de trabalhos mais produtivos e com maior banco de informação, visto que, os educandos estão na maior parte de seu tempo conectados à internet. A utilização de ferramentas como Blogs, Sites, grupos em redes sociais e etc., traz um inusitado modo de transmitir informação, onde o professor se aproxima do que o aluno entende de melhor ao invés de simplesmente ficar em sala de aula “cuspindo” nos alunos. Além do que, a utilização destas tecnologias faz com o que o aluno se interesse ainda mais pelas aulas. No blog, os alunos podem publicar suas produções deixando-as visíveis a todos e que servirão como fonte de pesquisas para outros, posteriormente.Isso dará mais qualidade e responsabilidade as atividades realizadas em sala de aula ou não e ainda terá um certo valor social, pois, não só os professores e os alunos verão o trabalho que foi realizado mais estará disponível para qualquer outra pessoa que visite o blog. É um espaço onde os alunos poderão debater com os visitantes de seu blog e interagir com base nos comentários deixados, mantendo uma relação entre o aluno e a sociedade.

Este modelo de aprendizagem não é tão atual assim, já em 1920, criada pelo francês Celestin Freinet, as escolas freneitianas sempre publicaram o que fizeram, afim de, fazer uma troca de conhecimento com outras escolas, no entanto, nunca foi tão fácil e acessível a possibilidade de tornar pública produção escolar; e o ambiente não era tão estimulante e convidativo a interação como ocorre hoje, principalmente com a internet. Além disso, os professores aprendem, ainda mais, com e sobre os alunos, com suas descobertas e criações. Tais novidades são transmitidas na TV, na série Malhação da Rede Globo, os alunos usam a “rede” para divulgar o que acontece em sala de aula, na escola e fora dela, isso motiva as crianças e adolescentes a questionarem: Por que minha escola não é igual a da Malhação? Se fosse seria mais legal? Será que nós professores devemos fazer como se faz na Malhação?