sábado, 15 de março de 2014

Higienização e conservação dos alimentos






Introdução

O cuidado na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância, pois alimentos manipulados de forma inadequada podem ser transmissores de doenças, as chamadas doenças alimentares. Pois, caso esses alimentos não sejam higienizados de forma correta e eficaz, podem conter microorganismos que podem causar sérios danos á saúde do homem.

Questões

1-   Você sabe quais os microorganismos encontrados nos alimentos que não foram devidamente higienizados? Cite-os.
2-O consumo de alimentos não higienizados pode trazer sérios danos ao organismo. Quais são as doenças mais comuns relacionadas com alimentos não higienizados?
3-Quais procedimentos podem ser realizados para higienização dos alimentos e sua conservação?
4-Justifique a afirmação: Vinagre e bicarbonato de sódio eliminam 100% da contaminação provocada por vermes, protozoários, bactérias ou micro-organismos.
5-Considere a seguinte situação: você fará um piquenique com a sua família e levará sanduíches recheados com presunto e queijo e suco de laranja. O local que fica a três horas de sua casa. O que você faria para conservar esses alimentos?
6-Muitas mães assopram a comida de seus filhos para evitar que eles se queimem. Diante disso, justifique a seguinte afirmação: Assoprar a comida dos bebês pode ser prejudicial à sua saúde deles.
7-Muitas pessoas costumam preparar as refeições utilizando massa de tomate seja enlatada, em copo de vidro ou recipiente plástico. Após certo tempo de uso e por não estar fechado e conservado corretamente, começa aparecer uma camada branca em volta do recipiente. O que é essa camada branca? O que poderá acontecer se a pessoa apenas retirar aquela camada branca e colocar a massa de tomate na comida?

*Faça o experimento do mingau e verifique a proliferação de microrganismos nos alimentos mal conservados.


Processo

1-      Utilize os sites e livros como referência para responder as perguntas.
2-      Em um dos sites, você poderá visualizar os fungos e bactérias.
3- Para melhor compreensão, você poderá fazer o experimento do mingau.

RecursosReferências

Conclusão

          Através da execução das etapas aqui propostas, torna-se possível adquirir conhecimento a respeito das consequências que a má higienização e conservação dos alimentos podem trazer. Cabe às pessoas buscarem maneiras de evitar tais problemas.

Avaliação


Por meio das respostas obtidas, será analisada a coerência com o assunto tratado, a objetividade e clareza. A pontuação será distribuída conforme a complexidade das questões. As questões de 1 a 4 valerá 1 ponto cada e as demais 2 pontos cada.




Autores: Ana Christina, Helen Machado e Júlia Xavier

quinta-feira, 13 de março de 2014

Poluição







Introdução

       Poluição, você sabe o que é isso? 
—       Sabemos que a poluição causada pelo homem, diretamente ou indiretamente, por substâncias desvia a energia do ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio do ecossistema. Isso causa danos na saúde humana e em diversos seres vivos.
—       Os poluentes (agentes de poluição), podem ser de natureza química, orgânica ou radioativa.
Tipos de Poluição
- Poluição atmosférica
- Poluição hídrica
- Poluição do solo
- Poluição sonora
- Poluição visual
- Poluição térmica










 Tarefa

Após você ter aprendido o que é poluição e suas diversas formas, você irá pesquisar nas ruas do bairro onde mora, os tipos de poluição que ocorre com mais frequência, evidenciando os impactos provocados por eles e propor uma maneira prática para ameniza-los.

Processo
Primeiramente, você terá que elaborar um questionário com perguntas objetivas sobre poluição para apresenta-las ao moradores de seu bairro, podendo ser de marcar X. No mínimo dez questões.
      —Ao final do questionário coloque uma pergunta dissertativa, onde o morador deverá responder o que é a poluição e como evitá-la.
     —Por fim analise as respostas do questionário e identifique qual a poluição mais frequente.
—     Elabore atividades que possam ser realizadas no bairro visando a conscientização e a diminuição da poluição.
 Use a criatividade e a determinação para aprender.
Ajude as pessoas e o meio em que você vive, diminuindo a própria poluição.
“O planeta agradece”.
Boa Sorte!


Avaliação
—     Como método avaliativo, será realizado apresentações em forma de seminários sobre o que os alunos realizaram.
—     Ao final dos seminários, será executada uma prova dissertativa sobre questões relacionadas aos temas  estudados.
Conclusão
—      Através desse trabalho os alunos foram estimulados a uma prática de vida mais saudável em relação ao planeta. Como por exemplo:
      —Conscientização sobre os tipos de poluição.
—      As possíveis causas e prevenções da poluição.
—      Foram estimulados a realizar atividades no bairro para a diminuição e conscientização da poluição.


Autores:  Stephany Cristina S.O da Cruz, Thaís de Almeida Rocha e Victória Silva Ribeiro.

sábado, 8 de março de 2014

CARACTERISTICAS DOS MAMÍFEROS

       


Introdução

        Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados e muitos outros, o próprio homem entre eles. Todos, com raras exceções apresentam o corpo coberto de pelos e têm temperatura interna constante.

         Dentro da classificação dos animais vertebrados, os mamíferos são os mais importantes. As fêmeas desta espécie possuem glândulas mamárias que secretam leite, alimento indispensável aos mamíferos da mais tenra idade.
        Os jovens mamíferos aprendem quase tudo o que necessitam saber para a sua vida adulta através de brincadeiras, onde as crias experimentam, entre si e com adultos, as técnicas de caça, luta e acasalamento.
Classificação cientifica 
Domínio: Eukaryota
Reino: Animália
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia


Tarefa


Questões
1. Cite 08 mamíferos com o nome popular e científico.
2. Pesquise e cite 10 características dos mamíferos.
3. Quais são os mamífero que não tem pelos no corpo?
4. Cite uma característica única dos mamíferos?
5. Existem mamíferos ovíparo e/ou ovovivíparo?



Processo

- Realizar as atividades individualmente .
- Pesquise a partir dos materiais disponíveis.


Recusos



Avaliação





Conclusão

       A partir destas atividades realizadas, vocês adquiriram conhecimento e tiraram suas duvidas a respeito deste filo e também tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre si próprio, pelo fato de pertencer a esse grupo.


Autora: Joana Carolina Vieira Santos

quinta-feira, 6 de março de 2014

PORÍFERA: ANIMAL OU VEGETAL?

                                                                         Introdução
Vocês com certeza conhecem algum tipo de esponja, aquela que você toma banho ou mesmo a de lavar louça, essas esponjas não são naturais, na sua grande maioria são sintéticas, mas você sabia que existem animais que são esponjas, cheios de furinhos e que vive de baixo da água, como no desenho Bob Esponja Calça Quadrada?. Esses animais já estão aqui ha muito tempo e se adaptaram de uma forma muito interessante. Vocês irão saber sobre a sua morfologia (forma externa), fisiologia (funcionamento), reprodução, alimentação, tipos variados de porífera e suas respectivas diferenças a partir dos materiais de consulta disponíveis nas atividades.








Tarefa
 Formar grupo de até três pessoas e a partir das informações obtidas, através dos materiais disponibilizados para consulta, vocês irão escolher uma das características biológicas das esponjas para representar a partir de um vídeo ou de fotos, de desenhos, massas modeláveis, entre outros, que vocês mesmos irão produzir, identificando e descrevendo as suas características, podendo representar os tipos de reprodução, alimentação, evolução, classes das esponjas e o que mais vocês acharem de interessante e ao final do prazo enviar o que vocês produziram para o site.













Processo (descrição das etapas)

Todas as informações necessárias para a produção do trabalho estão nos materiais disponíveis abaixo. Definam quais materiais utilizar para a melhor representação da característica selecionada dos poríferos. O acesso a todos os materiais é essencial para conhecer esse filo (...) proporcionando um melhor entendimento para a produção do material. O material fornece textos informativos, vídeos e exercícios, qualquer duvida ou curiosidades a respeito dos poríferos na montagem do trabalho serão enviadas por e-mail.

Recursos

http://www.infoescola.com/biologia/poriferos-porifera/

Conclusão

A partir desse trabalho vocês poderão perceber que os seres vivos possuem características semelhantes e especificas que vão identificar sua forma de organização e manutenção das espécies. Perceberão, também, que as esponjas são seres adaptados e observarão que outros seres com, por exemplo, a lagarta entre outros não sobreviveria nos ambientes nos quais sobrevivem as esponjas. Nas esponjas como todas as organizações vivas possuem estruturas especializadas para o seu modo de vida, por isso compondo um determinado tipo de ecossistema.
Espero que esse trabalho estimule a busca dos porquês da biodiversidade, além de instigarem a busca do entendimento que contribui para a sobrevivência.


Avaliação

                                                    Tabela de critérios avaliativos
Valor
3
5
7
10
Aspectos a serem considerados para a avaliação
Pobreza e erro das informações apresentados e atraso na data de entrega.
Plagio de informações e falta de qualidade visual.
Pouca qualidade visual.
Não contém nenhum ponto negativo citado.





Autores: Gabriela do Valle Alvarenga (gabidovallea@hotmail.com) e 
              Vinicius Barbosa Corrêa



OS ANIMAIS GANHAM O AR


Introdução

O aparecimento de todas as formas vivas nos sugere muitas questões interessantes. E existem diversas maneiras de interpretá-lo. A maioria das conclusões científicas sobre a evolução são baseadas em achados fósseis (marcas geológicas de animais mortos ou extintos há muito tempo) ou estudos de comparação morfológica (da forma). Desde os tempos da Grécia Antiga (V.I. a.C.), discute-se teorias a respeito da origem e adaptação da vida, mas o debate sobre a evolução efervesce no século XVIII, ganhando força e polêmica na sociedade da época. Seu progresso teve a ver com os feitos de Charles Darwin, um naturalista inglês que viajou para várias partes remotas e paradisíacas do planeta, a bordo do lendário navio Beagle. Um desse lugares exóticos foi o Arquipélago de Galápagos – um conjunto de ilhas a mil quilômetros de distância da costa do Equador – onde ele encontrou, entre tantas outras formas de vida peculiares, uma tartaruga gigante (Lonesome George - foto), que até 2011 estava viva. 
Até hoje, a Teoria da Evolução das Espécies é a mais utilizada para explicar a biodiversidade atual e ancestral. Em poucas palavras, ela afirma que as espécies atuais são descendentes de outras que viveram no passado, e que ambas possuem ancestrais comuns. Por exemplo, os répteis  (jacarés, serpentes e lagartos) e anfíbios (sapos, rãs e salamandras) provavalmente são peixes que se modificaram para a vida terrestre, pois existem muitas semelhanças entre o sistema respiratório de anfíbios e o de um gênero de peixe pulmonado muito antigo. Além disso, os peixes deste gênero (Crossopterygians – foto de fóssil abaixo) possuem pares de nadadeiras vagamente semelhantes aos membros dos anfíbios.

Tarefa

Mesmo grandes saltos evolutivos, como quando espécies se modificam para um habitat bem diferente (ex: do ambiente aquático ao terrestre), são assuntos que não são geralmente abordados em livros didáticos. Três “enigmas” evolutivos serão propostos a vocês – três perguntas com respostas curtas e objetivas. Com a ajuda dos links abaixo para textos e imagens (fotos, vídeos), vocês entrarão em contato com algumas polêmicas científicas que se levantaram às tentativas de traçar linhas de parentesco entre grupos de espécies com diferente morfologia e habitats. 
I. Como os cientistas explicam a origem das aves e penas?

II. Quais são os ancestrais dos morcegos?

III. O esquilo-voador pode realmente vorar? O que ele tem em comum com o colugo-da-Malásia? Eles fazem parte da mesma Ordem?

Processo

Os links disponíveis acima bastam para resolver as três perguntas dadas na atividade, porém fontes alternativas de pesquisa são bem vindas. Basta acessar os links, ler ou assistir o seu conteúdo, e tirar as informações curtas que respondem às perguntas. Os links estão listados na ordem das temas das questões, a saber (1. aves e penas, 2. morcegos, 3. esquilos voadores e colugos-da-Malásia) para facililtar a pesquisa. Todos os links foram acessados no dia 19/02/14, quando ainda estavam ativos. Quando quer que surjam dúvidas entre vocês, através mesmo da Internet vocês podem se comunicar comigo pelo e-mail fabwild@gmail.com. Estarei em canal aberto com todo mundo. Só não dou a resposta de bandeja porque rapadura é doce, mas...


Recursos



Conclusão

A Teoria da Evolução das Espécies é uma tentativa humana de explicar a admirável pluralidade de formas que a Vida tomou durantes toda a História Geológica da Terra. Podemos creditá-la ao tempo e à matéria, os grandes artistas desta obra. Mais do que classificar os seres vivos entre mais fortes e mais fracos, vencedores e vencidos (me refiro à seleção natural), podemos perceber que a  Evolução é um aperfeiçoamento dos seres viventes e está sempre do nosso lado para promover a nossa sobrevivência. Além disso, vemos que temos muito em comum com outras espécies: é preciso olhá-las com mais humildade e admiração do que cabe no olhar com que a sociedade atual a contempla. 



Autores:    Benedito Abrão de Freitas (benedventure@hotmail.com)
                 Fábio Pinheiro Saravy (fabwild@gmail.com)

Organelas da célula



Objetivo: Essa atividade tem como objetivo apresentar uma nova maneira contextualizada de abordar o entendimento das funções das organelas celulares. Para superar o estudo através de memorização. Sendo assim irá favorecer uma aprendizagem significativa sobre esse assunto.

Introdução


         A célula é a menor sistema morfológico da organização dos seres vivos, ou seja, é a unidade sistêmica que constitui os seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, nos seres unicelulares, ou formar arranjos ordenados, os tecidos constituindo os órgãos, o corpo dos seres pluricelulares. Em geral, os tecidos apresentam quantidades variáveis de material extracelular, produzido pelas próprias células.
Células são constituintes dos organismos vivos, possuindo uma membrana e preenchido com solução aquosa concentrada de substâncias químicas e nessa solução vamos encontrar as organelas cuja funções, permitirá a manutenção da célula viva.
Comumente estudamos as organelas das células, mas não conseguimos contextualizar com situações de nosso cotidiano, nessa atividade, vamos perceber a função das organelas celulares a partir de exemplos ligados ao nosso cotidiano.

         Quest (Tarefa)

1. Em um hospital maternidade devido ao grande movimento de gestantes houve um erro na identificação de dois bebes, não sabendo ao certo quais eram suas respectivas mães. O diretor da maternidade para solucionar o empasse propôs que fosse comparado o DNA das mães que tiveram filhos naquele dia com os dos bebês que protagonizavam essa confusão. Qual organela pode ser utilizada nesse processo e porque ela é tão eficiente nesse contexto?
2. Desde nossa infância fomos orientados que antes de qualquer refeição, ao chegarmos em casa após um passeio devemos lavar nossas mãos, pois isso as mantém “livre” de microrganismo. Sabendo que os microrganismos possuem um envoltório denominado de membrana plasmática, por que sabão e detergente são tão eficientes na higienização?
3. Todos os dias temos uma rotina de alimentação, tomamos café da manhã, almoçamos, lanchamos e jantamos e logo em seguida esse alimento é digerido e excretado. Você já parou para pensar como esse processo ocorre na célula?
4. Como vimos à célula possuí várias organelas sistematizadas de maneira complexa, com base nos novos conhecimentos obtidos nas questões anteriores que você respondeu, defenda porque a célula é um organismo vivo.
Observe nos livros e nas representações das células como as organelas são apresentadas. Você acha que nós temos células iguais a essa? Justifique sua resposta.

Processo

Formar grupo de 5 alunos para resolver as quests abaixo utilizando o material disponibilizado.

Recursos 


Avaliação

         O processo avaliativo vai consistir na correção levando em consideração como o aluno compreendeu e se empenhou sobre as organelas da célula e sua importância no dia-a-dia.
Partindo de como os grupos compreenderam sobre as organelas e apresentam sobre a mesma será atribuída uma nota como atividade complementar.
Questões
Empenho
Nota
1

Poucos satisfatórios

Satisfatório

Muito satisfatório
0,5
0,75
1,0
2
0,5
0,75
1,0
3
0,5
0,75
1,0
4
0,5
0,75
1,0

    Considerações finais

         Os seres vivos são constituídos por unidades menores que denominamos células. As células são composta de organelas que mantém a célula viva, o que possibilita que a célula possa desempenhar suas funções.
         Vale ressaltar que nesses exercícios trabalhamos apenas com células eucarióticas (que possuem o núcleo organizado e envolto por uma membrana) animais, embora ocorram células com outras peculiaridades.
É possível contextualizar e tornar mais acessível o conhecimento sobre as organelas da célula com exemplificações, situações e analogias. 



Autores: Géssica Helfestein, Lucas Angelini e Mariana Tonaco.