domingo, 4 de maio de 2014

Doenças Parasitárias



OBJETIVOS
Essa atividade tem objetivo de instrumentalizar  o conhecimento sobre doenças parasitárias de maneira contextualizada, auxiliando na aprendizagem   significativa do conteúdo e desenvolvimento intelectual e social do aluno, bem como contribuir para mudanças de comportamento com relação as prevenções de doenças parasitárias. 
Doenças Parasitárias
A parasitologia, é um ramo das Ciências Biológicas, que tem como campo de estudo, a morfologia, fisiologia e ciclos de vida de parasitas que infectam outros seres vivos. A relação Parasita X Hospedeiro parte do princípio que haverá um hospedeiro que abrigará o parasita em pelo menos uma fase de seu ciclo de vida, sendo que outras fases serão normalmente na natureza.

Nesse sentido, podemos perceber que os parasitas, necessitam do hospedeiro, para que sua perpetuação como espécie seja mantida. Quase sempre os parasitas que infectam os seres humanos se reproduzem em seu organismo, pois dentro do corpo humano, encontram condições ideais para sua reprodução. Com o estudo dos parasitas e sua relação com hospedeiros e natureza podemos criar métodos de controle dos vetores e das infecções causadas por estes.

TAREFA
Os alunos serão orientados em suas pesquisas com base em textos disponibilizados na fonte. Após a leitura e análise desse material, eles irão fazer atividades correlacionando à tarefa com o tema, visando o desenvolvimento de uma apresentação de slides e irão responder questões propostas.



AVALIAÇÃO
Serão avaliados nos seguintes aspectos:

CONCLUSÃO

A falta de informação infelizmente ainda é uma barreira para erradicar as parasitoses. Dessa forma, trabalhados que tem como como objetivo informar a população são de extrema importancia.
A falta de saneamento é outro agravante, entretanto, ações simples como o cuidados com o ambiente e noções básicas de higiene, podem fazer a diferença.

É de grande importância o estudo das doenças parasitárias para a sociedade como um todo, tanto para o desenvolvimento cientifico ao combate destas doenças quanto na conscientização da sociedade para a prevenção das mesmas.
Espera-se com o presente trabalho instruir os alunos de forma clara e agradável para que estes sejam multiplicadores das informações aqui adquiridas, e possam juntos com seus familiares, amigos e vizinhos ajudar no combate e controle dessas doenças.

Autores: Andre Luís, Flavia Bettiol e Jakeline Capelli.

ÁGUA

INTRODUÇÃO
O tema a ser abordado tem grande importância na biologia pois trata-se do ciclo da água. Assunto muito pertinente a nós seres humanos pois precisamos desse recurso natural para sobrevivermos, para esclarecermos o porquê do termo um planeta chamado terra e ainda sim cerca de 70% da superfície ser coberta por água. 
 Adentrando neste tema iremos entender um pouco mais como funciona o ciclo da água entenderemos que a água é um recurso natural renovável e entenderemos também os processos envolvidos no ciclo da água, discutiremos também como funciona a passagem de estados físicos da água e a sua importância. Ao final da pesquisa faça uma redação que aborde o tema os relacionando, pesquise sobre o ciclo da água e suas características e suas mudanças de estado.

TAREFA
Ao final da pesquisa faça uma redação que aborde os tema os relacionando. Pesquise sobre o ciclo da água sobre suas  propriedades físicas e mudanças de estados, e para complementar a tarefa  utilize sua imaginação e criatividade para criar um material didática que descreva como funciona o ciclo da água.

AVALIAÇÃO
A avaliação que será dada contará com a produção de uma redação que terá que demonstrar a alguns pontos principais do tema ciclo da água como conceituar oque é o ciclo da água, como se dá o processo do ciclo da água a sua importância para os seres vivos e inter-relacionar com os estados físicos da água e suas mudanças. Está primeira avaliação valerá de 0 à 7,0 pontos, e para complementar a tarefa utilize da sua imaginação e criatividade e crie um material didático que represente de forma explicativa o ciclo da água a nota aderida para esta atividade valerá de até 0 à 3,0 pontos.

CONCLUSÃO
Os temas proposto são importante pois nos explica de como o ciclo da água funciona e esclarece os processos envolvidos no ciclo da água, também nos diz sobre a importância deste ciclo para os seres humanos  e de como as passagens de estados físicos acontecem na natureza dentro do ciclo água, de uma forma que monstra a relação prática do tema  estudado coligando com o  dia-a-dia do aluno. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O Ciclo da Água Autor: Granato, Suzana, F. Editora: FTD  Temas: Ciências, Ecologia e Meio Ambiente
 Ecologia - O Ciclo da Água Autor: Panza, Sylvio Luiz Editora: Ciranda Cultural Temas: Biologia, Ecologia e Meio Ambiente

Autor: Felipe Ramos.

PRIMEIRO CONTATO COM A BOTÂNICA

INTRODUÇÃO
O ensino de botânica é por muitas vezes um desafio a parte para os professores de ciências da natureza.  Esse quadro pode ser revertido ou mesmo minimizado/superado a partir de atividades alternativas/lúdicas com em vistas no fortalecimento do conteúdo por parte dos professores bem como dos alunos. tanto dos professores quanto dos alunos para o ensino dessa ciência. Então como criar interesse por algo que tem nomes difíceis, não se mexe, e é monótono? Esse trabalho tem o intuito aproximar os alunos de ensino infantil/médio da botânica utilizando-se de meios alternativos como a inclusão de desenhos no ensino da matéria, que possa facilitar o entendimento através de relações cognitivas feitas pelos próprios alunos.  

 As plantas carnívoras, hoje tratadas como insetívoras estão representadas por 4 famílias Nepenthaceae, Sarraceniaceae,  Droseraceae e  Lentibulariaceae. São espécies de vegetais que capturam, matam e digerem insetos ou outros pequenos animais, devido à presença de enzimas digestivas que extraem compostos nitrogenados e assim como fonte de nutrientes, dependem do nitrogênio presente nas proteínas dos animais.

Os cactos pertencem a família Cactáceae que possuem distribuição ampla(neotropical), incluem cerca de 100 gêneros e 1500 espécies, possuem  adaptações especiais para a economia de água, por estarem em locais extremamente secos seus estômatos permanecem fechados para evitar a perda de agua assim como suas folhas modificadas em forma de espinho que ainda lhe fornece proteção. 

As Palmeiras  correspondem a família Arecaceae, e são amplamente distribuídas  pelas diversas formações vegetacionais do mundo ( distribuição pantropical), Inclui cerca de 200 gêneros e 2000 espécies, segundo ......., são as majestades da mata por possuírem uma coroa  distribuída no ápice do seu longo estipe. Além de serem plantas que possuem frutos comestíveis como, coco e o famoso chiclete cuiabano( bocaiuva ).


TAREFA

  • Escolha uma planta e descreva com o que ela se parece.
  • Reúna o que você sabe sobre essa planta e faça um trabalho demonstrando a sua importância.
  • Produza um texto sobre o tema abordado: relatar o que entendeu e adicionar seus próprios comentários e conclusões.
  • Juntar os três desafios e apresentar na feira da escola.


  • PROCESSO
    1. Essa tarefa devera ser feita em dupla.
    2. Utilizar os links fornecidos pelo professor, para elaborar a atividade. 
    3. Discuta com  sua dupla sobre a tarefa
    4. Utilizar meios alternativos para solucionar os problemas sugeridos na tarefa. Relatando o que entendeu e adicionar seus próprios comentários e conclusões.
    FONTE DE PESQUISA

    http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/curiosi1.html#topo1
     http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=210197

    AVALIAÇÃO

    CONCLUSÃO
    A utilização de meios alternativos como a inclusão de desenhos no ensino de ciências, a partir das relações cognitivas operadas pelos próprios alunos facilita a compreensão e aproxima o conhecimento dos estudantes.     

    Bibliografia:
    SOUZA, V. C. & LORENZE, H. 2012. Botânica sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APG III . Nova Odessa: Instituto Plantarum

    Autores: Caio Augusto dos Santos Batista e Emerson Marques de Souza.

    Artrópodes

    INTRODUÇÃO

    Todos os animais são artrópodes?
    Onde eles vivem?
    Como é sua relação com o meio?
    Quais insetos tem asas e quais não tem?

    O filo dos artrópodes englobam as classes: insecta (besouro, formiga, borboleta, barata), crustáceos (camarão, caranguejo, lagosta), aracnídeos (aranha, escorpião), chilopoda (centopeia ou lacraias) e diplopoda (piolho-de-cobra). Esses animais tem simetria bilateral, corpo segmentado (tagmas – partes do corpo fundido), possui exoesqueleto (carapaça protetora) e faz ecdise ou muda (a troca do exoesqueleto velho por um novo). A classe dos insetos é a mais abundante, o corpo está dividido em três partes, cabeça, tórax e abdômen, a respiração é feita por traqueia e a excreção por túbulos de Malpighi. A metamorfose pode ser dividida em: holometábolos (metamorfose completa – ovo, larva, pupa e adulto), hemimetábolos (metamorfose incompleta – o filhote é quase igual aos adultos) e ametábolos (não sofre metamorfose – ex: traça).


    TAREFA

    Com base no texto, na paródia e em buscas pela internet, crie uma paródia sobre o assunto em cima de uma música que você goste.

    PROCESSO
    Pesquisar na internet mais sobre o assunto e usar da criatividade para criar a música.
    A sala será dividida em grupos de 3 pessoas, em seguida cada grupo decidirá com qual música irá trabalhar.
    Link que poderá ajudar na formação da letra:

    AVALIAÇÃO

    CONCLUSÃO
    Ao final do trabalho, o aluno deverá ter conhecimento sobre o assunto e também saber trabalhar em grupo, além de estimular a criatividade.

    Autores: Ana Carolina, Luanny Magalhães e Thaís Conceição.

    MICROORGANISMOS


    INTRODUÇÃO
    Os microrganismos são organismos microscópicos, impossíveis de serem observados a olho nu. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem. Estão incluídos entre esses seres os vírus, bactérias, fungos, protozoários e algas unicelulares. 
    Muitos microorganismos são agentes patogênicos, mas muitos são benéficos para outras espécies, vivendo como simbiontes, ou para o meio ambiente, como as bactérias que decompõem a matéria orgânica.

    Alguns exemplos em imagens microscópicas de bactérias e vírus 

    TAREFA
    A turma será dividida em grupos e cada grupo ficará responsável por um dos microrganismos citados (vírus, bactérias, fungos, protozoários e algas unicelulares).

    As fontes indicadas para a pesquisa são as seguintes:

    Agora que você já sabe sobre os seres microscópicos, responda as seguintes questões:
    A- Onde vivem os microrganismos?
    B- Quais os benefícios e malefícios que os microrganismo podem proporcionar para o homem?
    C- Qual a importância deles para a manutenção do equilíbrio ecológico?
    As questões propostas deverão ser debatidas na sala de aula juntamente com o professor.

    Autores: Ana Cynthia dos Santos e Caroline Helfenstein Pereira.