domingo, 7 de outubro de 2012

Sequestro de carbono e Fotossíntese


Considerações ao professor:
Este material é voltado para alunos do ensino fundamental, que é onde eles têm o primeiro contato com o tema de sequestro de carbono e fotossíntese.
Mas antes de simplesmente começar a descarregar nomes e dados de que eles nunca ouviram falar, é importante fazer uma conferência do conhecimento prévio que o aluno traz consigo.
Tendo em vista o aluno como um sujeito no mundo e não um mero receptor de informações segundo Freire (1983), não adianta apenas falar sobre o sequestro de carbono se não ensiná-los os conceitos iniciais de fotossíntese.
Este material tem como ajudar o professor a organizar uma série de aulas que ajudem o aluno a compreender esta temática que tanto se ouve na televisão e mídia em geral.

1° aula:
O professor deve começar explicando ao aluno os conceitos iniciais de botânica com auxílio do livro didático, fazendo as seguintes perguntas:
·         Se a planta é um ser vivo, como a planta se alimenta e respira?
·         Quais são as estruturas que a planta possui para realizar este processo? 
·         Se a planta armazena energia, por que a planta não engorda?
·         Este processo interfere na nossa vida? Como?
É importante destacar aqui que essa analogia com animais é essencial, uma vez que os alunos mais se identificam com animais, mesmo porque muitos possuem cães, gatos e outros bichos de estimação, fazendo essas pequenas comparações, o aluno vai aprender que a planta é um ser vivo que tem algumas necessidades como água, energia e oxigênio tais como os animais, isso os fará sentir-se mais próximos do reino vegetal.
O Professor pode na primeira aula abordar de uma maneira bem generalizada o tema sequestro de carbono, utilizando estes vídeos:
Sequestro de carbono parte 1
Sequestro de carbono parte 2
Sequestro de carbono parte 3
O restante da aula fica a critério do professor

2° aula
Continuando a temática da aula anterior, desta vez o conteúdo abordado será a fotossíntese, para iniciar a aula o professor deve:
·         Explicar a diferença entre autótrofo e heterótrofo, se já tiver explicado antes, retome sucintamente o conteúdo;
·         Ao classificar a planta como heterótrofa, o professor explica que é a luz que faz o processo ocorrer, por isso, plantas que não recebem luz tendem a ficar amarelas e morrer; vale lembrar também que ausência de luz é total, explique ao aluno que aquela planta que está em local sombreado também recebe luz, mesmo que seja de forma indireta;
Mostre utilizando qualquer recurso disponível, a imagem de uma folha, ou a folha de uma planta que está na escola, depois mostre imagem de um corte transversal de uma folha.
Imagem esquemática:


  





Imagem histológica:




Identifique as estruturas segundo o esquema mostrado anteriormente.
Explicar que a fotossíntese ocorre nas estruturas chamadas parênquima e mostrar no desenho.
Se o professor julgar pertinente, explique sobre cloroplastos.

Utilize esses vídeos:
Como funciona a fotossíntese parte 1
Como funciona a fotossíntese parte 2
Como funciona a fotossíntese parte 3

Após estes vídeos explique como funciona o sequestro de carbono.
O restante da aula fica a critério do professor.

3° aula: A fotossíntese no cotidiano
Explique que a planta armazena o CO2 na forma de glicose, que foi formada na fotossíntese e agora se encontra como amido. Explique que é por isso que a planta não “engorda”.
Muitos deles já viram esta palavra em embalagens de Amido de milho, conhecido como maisena, já devem ter visto que após descascar batatas e deixar a vasilha na pia por um tempo, verá um pó branco no fundo, explique que este pó é o amido da batata.
Mostre, com seus recursos disponíveis, imagens, se possível, faça o teste de descascar a batata para mostrar o amido, explique o que são as plantas conhecidas como raízes, mostre imagens de batatas, mandiocas, beterrabas e cenouras, mas evite mostrar imagens delas  colhidas e limpas no supermercado,mostre-as como elas são no campo. Aproveite brevemente  e fale o quanto esses legumes fazem bem para a saúde.
O restante da aula fica a critério do professor.


Bibliografia

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
SOUZA, S.C.;  ALMEIDA, M.J.P.M.; A fotossíntese no ensino fundamental:  compreendendo as interpretações dos  alunos. Ciência & Educação, v.8, nº1, p.97 - 111, 2002.
BIONDO, F.P.; Geiva Carolina CALSA, G.C.; A INFLUÊNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS NA
CONCEITUAÇÃO DE GÊNERO GRAMATICAL.Disponível em: <http://www.abpp.com.br/abppprnorte/pdf/a17Biondo03.pdf>

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