sábado, 15 de março de 2014

Higienização e conservação dos alimentos






Introdução

O cuidado na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância, pois alimentos manipulados de forma inadequada podem ser transmissores de doenças, as chamadas doenças alimentares. Pois, caso esses alimentos não sejam higienizados de forma correta e eficaz, podem conter microorganismos que podem causar sérios danos á saúde do homem.

Questões

1-   Você sabe quais os microorganismos encontrados nos alimentos que não foram devidamente higienizados? Cite-os.
2-O consumo de alimentos não higienizados pode trazer sérios danos ao organismo. Quais são as doenças mais comuns relacionadas com alimentos não higienizados?
3-Quais procedimentos podem ser realizados para higienização dos alimentos e sua conservação?
4-Justifique a afirmação: Vinagre e bicarbonato de sódio eliminam 100% da contaminação provocada por vermes, protozoários, bactérias ou micro-organismos.
5-Considere a seguinte situação: você fará um piquenique com a sua família e levará sanduíches recheados com presunto e queijo e suco de laranja. O local que fica a três horas de sua casa. O que você faria para conservar esses alimentos?
6-Muitas mães assopram a comida de seus filhos para evitar que eles se queimem. Diante disso, justifique a seguinte afirmação: Assoprar a comida dos bebês pode ser prejudicial à sua saúde deles.
7-Muitas pessoas costumam preparar as refeições utilizando massa de tomate seja enlatada, em copo de vidro ou recipiente plástico. Após certo tempo de uso e por não estar fechado e conservado corretamente, começa aparecer uma camada branca em volta do recipiente. O que é essa camada branca? O que poderá acontecer se a pessoa apenas retirar aquela camada branca e colocar a massa de tomate na comida?

*Faça o experimento do mingau e verifique a proliferação de microrganismos nos alimentos mal conservados.


Processo

1-      Utilize os sites e livros como referência para responder as perguntas.
2-      Em um dos sites, você poderá visualizar os fungos e bactérias.
3- Para melhor compreensão, você poderá fazer o experimento do mingau.

RecursosReferências

Conclusão

          Através da execução das etapas aqui propostas, torna-se possível adquirir conhecimento a respeito das consequências que a má higienização e conservação dos alimentos podem trazer. Cabe às pessoas buscarem maneiras de evitar tais problemas.

Avaliação


Por meio das respostas obtidas, será analisada a coerência com o assunto tratado, a objetividade e clareza. A pontuação será distribuída conforme a complexidade das questões. As questões de 1 a 4 valerá 1 ponto cada e as demais 2 pontos cada.




Autores: Ana Christina, Helen Machado e Júlia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário