Objetivo:
Essa atividade tem como objetivo apresentar uma nova maneira contextualizada de
abordar o entendimento das funções das organelas celulares. Para superar o
estudo através de memorização. Sendo assim irá favorecer uma aprendizagem
significativa sobre esse assunto.
Introdução
A célula é a menor sistema morfológico
da organização dos seres vivos, ou seja, é a unidade sistêmica que constitui os
seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, nos seres unicelulares, ou formar
arranjos ordenados, os tecidos constituindo os órgãos, o corpo dos seres
pluricelulares. Em geral, os tecidos apresentam quantidades variáveis de
material extracelular, produzido pelas próprias células.
Células são constituintes dos organismos vivos,
possuindo uma membrana e preenchido com solução aquosa concentrada de
substâncias químicas e nessa solução vamos encontrar as organelas cuja funções,
permitirá a manutenção da célula viva.
Comumente estudamos as organelas das células, mas
não conseguimos contextualizar com situações de nosso cotidiano, nessa atividade,
vamos perceber a função das organelas celulares a partir de exemplos ligados ao
nosso cotidiano.
Quest (Tarefa)
1.
Em um hospital maternidade devido ao grande movimento de gestantes houve um
erro na identificação de dois bebes, não sabendo ao certo quais eram suas
respectivas mães. O diretor da maternidade para solucionar o empasse propôs que
fosse comparado o DNA das mães que tiveram filhos naquele dia com os dos bebês
que protagonizavam essa confusão. Qual organela pode ser utilizada nesse
processo e porque ela é tão eficiente nesse contexto?
2.
Desde nossa infância fomos orientados que antes de qualquer refeição, ao
chegarmos em casa após um passeio devemos lavar nossas mãos, pois isso as
mantém “livre” de microrganismo. Sabendo que os microrganismos possuem um
envoltório denominado de membrana plasmática, por que sabão e detergente são
tão eficientes na higienização?
3.
Todos os dias temos uma rotina de alimentação, tomamos café da manhã,
almoçamos, lanchamos e jantamos e logo em seguida esse alimento é digerido e
excretado. Você já parou para pensar como esse processo ocorre na célula?
4.
Como vimos à célula possuí várias organelas sistematizadas de maneira complexa,
com base nos novos conhecimentos obtidos nas questões anteriores que você
respondeu, defenda porque a célula é um organismo vivo.
Observe
nos livros e nas representações das células como as organelas são apresentadas.
Você acha que nós temos células iguais a essa? Justifique sua resposta.
Processo
Formar
grupo de 5 alunos para resolver as quests abaixo utilizando o material
disponibilizado.
Recursos
2)http://www.ibb.unesp.br/Home/Graduacao/ProgramadeEducacaoTutorial-PET/ProjetosFinalizados/Sabao_e_detergente_saiba_como_funcionam.pdfhttp://www.ibb.unesp.br/Home/Graduacao/ProgramadeEducacaoTutorial-PET/ProjetosFinalizados/Sabao_e_detergente_saiba_como_funcionam.pdf
Avaliação
O processo avaliativo vai consistir na
correção levando em consideração como o aluno compreendeu e se empenhou sobre
as organelas da célula e sua importância no dia-a-dia.
Partindo
de como os grupos compreenderam sobre as organelas e apresentam sobre a mesma
será atribuída uma nota como atividade complementar.
Questões
|
Empenho
|
Nota
|
||||
1
|
Poucos satisfatórios
|
Satisfatório
|
Muito satisfatório
|
0,5
|
0,75
|
1,0
|
2
|
0,5
|
0,75
|
1,0
|
|||
3
|
0,5
|
0,75
|
1,0
|
|||
4
|
0,5
|
0,75
|
1,0
|
Considerações
finais
Os
seres vivos são constituídos por unidades menores que denominamos células. As
células são composta de organelas que mantém a célula viva, o que possibilita
que a célula possa desempenhar suas funções.
Vale ressaltar que nesses exercícios
trabalhamos apenas com células eucarióticas (que possuem o núcleo organizado e
envolto por uma membrana) animais, embora ocorram células com outras peculiaridades.
É
possível contextualizar e tornar mais acessível o conhecimento sobre as
organelas da célula com exemplificações, situações e analogias.
Autores: Géssica Helfestein,
Lucas Angelini e Mariana Tonaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário