quinta-feira, 6 de março de 2014

PORÍFERA: ANIMAL OU VEGETAL?

                                                                         Introdução
Vocês com certeza conhecem algum tipo de esponja, aquela que você toma banho ou mesmo a de lavar louça, essas esponjas não são naturais, na sua grande maioria são sintéticas, mas você sabia que existem animais que são esponjas, cheios de furinhos e que vive de baixo da água, como no desenho Bob Esponja Calça Quadrada?. Esses animais já estão aqui ha muito tempo e se adaptaram de uma forma muito interessante. Vocês irão saber sobre a sua morfologia (forma externa), fisiologia (funcionamento), reprodução, alimentação, tipos variados de porífera e suas respectivas diferenças a partir dos materiais de consulta disponíveis nas atividades.








Tarefa
 Formar grupo de até três pessoas e a partir das informações obtidas, através dos materiais disponibilizados para consulta, vocês irão escolher uma das características biológicas das esponjas para representar a partir de um vídeo ou de fotos, de desenhos, massas modeláveis, entre outros, que vocês mesmos irão produzir, identificando e descrevendo as suas características, podendo representar os tipos de reprodução, alimentação, evolução, classes das esponjas e o que mais vocês acharem de interessante e ao final do prazo enviar o que vocês produziram para o site.













Processo (descrição das etapas)

Todas as informações necessárias para a produção do trabalho estão nos materiais disponíveis abaixo. Definam quais materiais utilizar para a melhor representação da característica selecionada dos poríferos. O acesso a todos os materiais é essencial para conhecer esse filo (...) proporcionando um melhor entendimento para a produção do material. O material fornece textos informativos, vídeos e exercícios, qualquer duvida ou curiosidades a respeito dos poríferos na montagem do trabalho serão enviadas por e-mail.

Recursos

http://www.infoescola.com/biologia/poriferos-porifera/

Conclusão

A partir desse trabalho vocês poderão perceber que os seres vivos possuem características semelhantes e especificas que vão identificar sua forma de organização e manutenção das espécies. Perceberão, também, que as esponjas são seres adaptados e observarão que outros seres com, por exemplo, a lagarta entre outros não sobreviveria nos ambientes nos quais sobrevivem as esponjas. Nas esponjas como todas as organizações vivas possuem estruturas especializadas para o seu modo de vida, por isso compondo um determinado tipo de ecossistema.
Espero que esse trabalho estimule a busca dos porquês da biodiversidade, além de instigarem a busca do entendimento que contribui para a sobrevivência.


Avaliação

                                                    Tabela de critérios avaliativos
Valor
3
5
7
10
Aspectos a serem considerados para a avaliação
Pobreza e erro das informações apresentados e atraso na data de entrega.
Plagio de informações e falta de qualidade visual.
Pouca qualidade visual.
Não contém nenhum ponto negativo citado.





Autores: Gabriela do Valle Alvarenga (gabidovallea@hotmail.com) e 
              Vinicius Barbosa Corrêa



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