domingo, 4 de maio de 2014

Doenças Parasitárias



OBJETIVOS
Essa atividade tem objetivo de instrumentalizar  o conhecimento sobre doenças parasitárias de maneira contextualizada, auxiliando na aprendizagem   significativa do conteúdo e desenvolvimento intelectual e social do aluno, bem como contribuir para mudanças de comportamento com relação as prevenções de doenças parasitárias. 
Doenças Parasitárias
A parasitologia, é um ramo das Ciências Biológicas, que tem como campo de estudo, a morfologia, fisiologia e ciclos de vida de parasitas que infectam outros seres vivos. A relação Parasita X Hospedeiro parte do princípio que haverá um hospedeiro que abrigará o parasita em pelo menos uma fase de seu ciclo de vida, sendo que outras fases serão normalmente na natureza.

Nesse sentido, podemos perceber que os parasitas, necessitam do hospedeiro, para que sua perpetuação como espécie seja mantida. Quase sempre os parasitas que infectam os seres humanos se reproduzem em seu organismo, pois dentro do corpo humano, encontram condições ideais para sua reprodução. Com o estudo dos parasitas e sua relação com hospedeiros e natureza podemos criar métodos de controle dos vetores e das infecções causadas por estes.

TAREFA
Os alunos serão orientados em suas pesquisas com base em textos disponibilizados na fonte. Após a leitura e análise desse material, eles irão fazer atividades correlacionando à tarefa com o tema, visando o desenvolvimento de uma apresentação de slides e irão responder questões propostas.



AVALIAÇÃO
Serão avaliados nos seguintes aspectos:

CONCLUSÃO

A falta de informação infelizmente ainda é uma barreira para erradicar as parasitoses. Dessa forma, trabalhados que tem como como objetivo informar a população são de extrema importancia.
A falta de saneamento é outro agravante, entretanto, ações simples como o cuidados com o ambiente e noções básicas de higiene, podem fazer a diferença.

É de grande importância o estudo das doenças parasitárias para a sociedade como um todo, tanto para o desenvolvimento cientifico ao combate destas doenças quanto na conscientização da sociedade para a prevenção das mesmas.
Espera-se com o presente trabalho instruir os alunos de forma clara e agradável para que estes sejam multiplicadores das informações aqui adquiridas, e possam juntos com seus familiares, amigos e vizinhos ajudar no combate e controle dessas doenças.

Autores: Andre Luís, Flavia Bettiol e Jakeline Capelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário