domingo, 4 de maio de 2014

PRIMEIRO CONTATO COM A BOTÂNICA

INTRODUÇÃO
O ensino de botânica é por muitas vezes um desafio a parte para os professores de ciências da natureza.  Esse quadro pode ser revertido ou mesmo minimizado/superado a partir de atividades alternativas/lúdicas com em vistas no fortalecimento do conteúdo por parte dos professores bem como dos alunos. tanto dos professores quanto dos alunos para o ensino dessa ciência. Então como criar interesse por algo que tem nomes difíceis, não se mexe, e é monótono? Esse trabalho tem o intuito aproximar os alunos de ensino infantil/médio da botânica utilizando-se de meios alternativos como a inclusão de desenhos no ensino da matéria, que possa facilitar o entendimento através de relações cognitivas feitas pelos próprios alunos.  

 As plantas carnívoras, hoje tratadas como insetívoras estão representadas por 4 famílias Nepenthaceae, Sarraceniaceae,  Droseraceae e  Lentibulariaceae. São espécies de vegetais que capturam, matam e digerem insetos ou outros pequenos animais, devido à presença de enzimas digestivas que extraem compostos nitrogenados e assim como fonte de nutrientes, dependem do nitrogênio presente nas proteínas dos animais.

Os cactos pertencem a família Cactáceae que possuem distribuição ampla(neotropical), incluem cerca de 100 gêneros e 1500 espécies, possuem  adaptações especiais para a economia de água, por estarem em locais extremamente secos seus estômatos permanecem fechados para evitar a perda de agua assim como suas folhas modificadas em forma de espinho que ainda lhe fornece proteção. 

As Palmeiras  correspondem a família Arecaceae, e são amplamente distribuídas  pelas diversas formações vegetacionais do mundo ( distribuição pantropical), Inclui cerca de 200 gêneros e 2000 espécies, segundo ......., são as majestades da mata por possuírem uma coroa  distribuída no ápice do seu longo estipe. Além de serem plantas que possuem frutos comestíveis como, coco e o famoso chiclete cuiabano( bocaiuva ).


TAREFA

  • Escolha uma planta e descreva com o que ela se parece.
  • Reúna o que você sabe sobre essa planta e faça um trabalho demonstrando a sua importância.
  • Produza um texto sobre o tema abordado: relatar o que entendeu e adicionar seus próprios comentários e conclusões.
  • Juntar os três desafios e apresentar na feira da escola.


  • PROCESSO
    1. Essa tarefa devera ser feita em dupla.
    2. Utilizar os links fornecidos pelo professor, para elaborar a atividade. 
    3. Discuta com  sua dupla sobre a tarefa
    4. Utilizar meios alternativos para solucionar os problemas sugeridos na tarefa. Relatando o que entendeu e adicionar seus próprios comentários e conclusões.
    FONTE DE PESQUISA

    http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/curiosi1.html#topo1
     http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=210197

    AVALIAÇÃO

    CONCLUSÃO
    A utilização de meios alternativos como a inclusão de desenhos no ensino de ciências, a partir das relações cognitivas operadas pelos próprios alunos facilita a compreensão e aproxima o conhecimento dos estudantes.     

    Bibliografia:
    SOUZA, V. C. & LORENZE, H. 2012. Botânica sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APG III . Nova Odessa: Instituto Plantarum

    Autores: Caio Augusto dos Santos Batista e Emerson Marques de Souza.

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