INTRODUÇÃO
O ensino de botânica é por muitas vezes um desafio a parte para os professores de ciências da natureza. Esse quadro pode ser revertido ou mesmo minimizado/superado a partir de atividades alternativas/lúdicas com em vistas no fortalecimento do conteúdo por parte dos professores bem como dos alunos. tanto dos professores quanto dos alunos para o ensino dessa ciência. Então como criar interesse por algo que tem nomes difíceis, não se mexe, e é monótono? Esse trabalho tem o intuito aproximar os alunos de ensino infantil/médio da botânica utilizando-se de meios alternativos como a inclusão de desenhos no ensino da matéria, que possa facilitar o entendimento através de relações cognitivas feitas pelos próprios alunos. As plantas carnívoras, hoje tratadas como insetívoras estão representadas por 4 famílias Nepenthaceae, Sarraceniaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. São espécies de vegetais que capturam, matam e digerem insetos ou outros pequenos animais, devido à presença de enzimas digestivas que extraem compostos nitrogenados e assim como fonte de nutrientes, dependem do nitrogênio presente nas proteínas dos animais.
Os cactos pertencem a família Cactáceae que possuem distribuição ampla(neotropical), incluem cerca de 100 gêneros e 1500 espécies, possuem adaptações especiais para a economia de água, por estarem em locais extremamente secos seus estômatos permanecem fechados para evitar a perda de agua assim como suas folhas modificadas em forma de espinho que ainda lhe fornece proteção.
As Palmeiras correspondem a família Arecaceae, e são amplamente distribuídas pelas diversas formações vegetacionais do mundo ( distribuição pantropical), Inclui cerca de 200 gêneros e 2000 espécies, segundo ......., são as majestades da mata por possuírem uma coroa distribuída no ápice do seu longo estipe. Além de serem plantas que possuem frutos comestíveis como, coco e o famoso chiclete cuiabano( bocaiuva ).
TAREFA
PROCESSO
- Essa tarefa devera ser feita em dupla.
- Utilizar os links fornecidos pelo professor, para elaborar a atividade.
- Discuta com sua dupla sobre a tarefa
- Utilizar meios alternativos para solucionar os problemas sugeridos na tarefa. Relatando o que entendeu e adicionar seus próprios comentários e conclusões.
FONTE DE PESQUISA
http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/curiosi1.html#topo1
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=210197
AVALIAÇÃO
CONCLUSÃO
A utilização de meios alternativos como a inclusão de desenhos no ensino de ciências, a partir das relações cognitivas operadas pelos próprios alunos facilita a compreensão e aproxima o conhecimento dos estudantes.
Bibliografia:
SOUZA, V. C. & LORENZE, H. 2012. Botânica sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APG III . Nova Odessa: Instituto Plantarum
Autores: Caio Augusto dos Santos Batista e Emerson Marques de Souza.
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