quinta-feira, 6 de março de 2014

RELAÇÃO HOMEM NATUREZA

Introdução

      O Pantanal abriga animais, rios e matas. Considerado uma das maiores extensões úmidas do planeta, possuindo grande importância na qualidade de vida principalmente das populações que ali residem.
       Uma característica bastante peculiar é que este bioma abriga espécies ameaçadas em outros biomas do Brasil como é o caso do Tuiuiú.




  Todavia diariamente tomamos conhecimento sobre as ameaças ambientais que prejudicam sua existência, mas os seres humanos, em sua maioria, não se atentam para a gravidade desse fato por acreditarem na distância de sua realidade que por consequência disso, não dão a devida importância. 



Tarefa

 1.O Pantanal é considerado pela UNESCO como patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, por quais razões este bioma se encontra nessas condições?
2.Em sua opinião a que se deve a grande biodiversidade do Pantanal?
3.A cobertura vegetal se manifesta da mesma forma ao longo da extensão do Pantanal? Por quê?
4.Embora grande parte do Pantanal mantenha-se intacta, sabe-se que o mesmo vem sofrendo ao longo dos anos ameaças a sua existência, bem como a sua diversidade de flora e fauna. Quais os principais fatores que agem a favor desse processo? E como eles agem?
5.Depois de respondidas as questões acima elaborar uma proposta de como amenizar tais impactos ambientais.

 Processo


1.Serão formados grupos de três alunos.
2.Para as tarefas solicitadas, vocês deverão realizar uma pesquisa utilizando-se dos recursos que aqui serão fornecidos, elaborando e apresentando o conteúdo final estudado.

3.Deverão responder as questões acima propostas, após leitura do conteúdo disponível nos materiais disponibilizados. 


Recursos

 Avaliação

A avaliação valerá de 0 à 10 pontos, será feita através de observação e registro dos itens:

Conclusão

   A Conscientização é uma das ferramentas que pode ser utilizada para salvar biomas importantes como o Pantanal, demonstrando o quanto é importante para os seres vivos, um ambiente limpo e saudável, para tanto, todos precisam colaborar com a preservação dos rios e matas, começando nas escolas é uma iniciativa que ajuda e muito.
  Incentivando as pessoas com as quais convivemos, a se preocuparem com os Biomas, dos quais abrangem fauna e flora, promovendo debate para expor suas opiniões sobre o tema, que é muito discutido e importante, dessa forma, fazendo com que cada um de nós se sinta responsável pela continuidade das áreas florestais existentes no nosso País.




Autores: Augusto Antônio, Cristiane Samara e Rosângela Correa. 

SUBSTÂNCIA DA VIDA

                    



Introdução

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
    A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água.
     Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.
   A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.

Tarefa 

Desenvolver um banner de cartolina com recortes de figuras, textos de revistas, jornais e por meio da internet, respondendo as seguintes questões:

1.Qual a importância da água para o organismo?
2.A água potável esta acabando?
3.Mostre um exemplo de como reutilizar água. 



Processo

•Para desenvolver o trabalho o aluno deve  seguir os seguintes passos:
1) Assista video de apoio:
2) Assistir video de apoio:
3) Acesse o seguinte site:

                                                      

                                                         CRITÉRIOS AVALIATIVOS



 Conclusão

Com esse webquest o aluno desenvolve conceitos básicos como o de poluição ambiental, estrutura química da água, importancia da água para os seres vivos e uso racional da água.



Autores: Alexandre Castro Silva, Tatiane Paim e Ketury Dayse.


domingo, 7 de outubro de 2012

Sequestro de carbono e Fotossíntese


Considerações ao professor:
Este material é voltado para alunos do ensino fundamental, que é onde eles têm o primeiro contato com o tema de sequestro de carbono e fotossíntese.
Mas antes de simplesmente começar a descarregar nomes e dados de que eles nunca ouviram falar, é importante fazer uma conferência do conhecimento prévio que o aluno traz consigo.
Tendo em vista o aluno como um sujeito no mundo e não um mero receptor de informações segundo Freire (1983), não adianta apenas falar sobre o sequestro de carbono se não ensiná-los os conceitos iniciais de fotossíntese.
Este material tem como ajudar o professor a organizar uma série de aulas que ajudem o aluno a compreender esta temática que tanto se ouve na televisão e mídia em geral.

1° aula:
O professor deve começar explicando ao aluno os conceitos iniciais de botânica com auxílio do livro didático, fazendo as seguintes perguntas:
·         Se a planta é um ser vivo, como a planta se alimenta e respira?
·         Quais são as estruturas que a planta possui para realizar este processo? 
·         Se a planta armazena energia, por que a planta não engorda?
·         Este processo interfere na nossa vida? Como?
É importante destacar aqui que essa analogia com animais é essencial, uma vez que os alunos mais se identificam com animais, mesmo porque muitos possuem cães, gatos e outros bichos de estimação, fazendo essas pequenas comparações, o aluno vai aprender que a planta é um ser vivo que tem algumas necessidades como água, energia e oxigênio tais como os animais, isso os fará sentir-se mais próximos do reino vegetal.
O Professor pode na primeira aula abordar de uma maneira bem generalizada o tema sequestro de carbono, utilizando estes vídeos:
Sequestro de carbono parte 1
Sequestro de carbono parte 2
Sequestro de carbono parte 3
O restante da aula fica a critério do professor

2° aula
Continuando a temática da aula anterior, desta vez o conteúdo abordado será a fotossíntese, para iniciar a aula o professor deve:
·         Explicar a diferença entre autótrofo e heterótrofo, se já tiver explicado antes, retome sucintamente o conteúdo;
·         Ao classificar a planta como heterótrofa, o professor explica que é a luz que faz o processo ocorrer, por isso, plantas que não recebem luz tendem a ficar amarelas e morrer; vale lembrar também que ausência de luz é total, explique ao aluno que aquela planta que está em local sombreado também recebe luz, mesmo que seja de forma indireta;
Mostre utilizando qualquer recurso disponível, a imagem de uma folha, ou a folha de uma planta que está na escola, depois mostre imagem de um corte transversal de uma folha.
Imagem esquemática:


  





Imagem histológica:




Identifique as estruturas segundo o esquema mostrado anteriormente.
Explicar que a fotossíntese ocorre nas estruturas chamadas parênquima e mostrar no desenho.
Se o professor julgar pertinente, explique sobre cloroplastos.

Utilize esses vídeos:
Como funciona a fotossíntese parte 1
Como funciona a fotossíntese parte 2
Como funciona a fotossíntese parte 3

Após estes vídeos explique como funciona o sequestro de carbono.
O restante da aula fica a critério do professor.

3° aula: A fotossíntese no cotidiano
Explique que a planta armazena o CO2 na forma de glicose, que foi formada na fotossíntese e agora se encontra como amido. Explique que é por isso que a planta não “engorda”.
Muitos deles já viram esta palavra em embalagens de Amido de milho, conhecido como maisena, já devem ter visto que após descascar batatas e deixar a vasilha na pia por um tempo, verá um pó branco no fundo, explique que este pó é o amido da batata.
Mostre, com seus recursos disponíveis, imagens, se possível, faça o teste de descascar a batata para mostrar o amido, explique o que são as plantas conhecidas como raízes, mostre imagens de batatas, mandiocas, beterrabas e cenouras, mas evite mostrar imagens delas  colhidas e limpas no supermercado,mostre-as como elas são no campo. Aproveite brevemente  e fale o quanto esses legumes fazem bem para a saúde.
O restante da aula fica a critério do professor.


Bibliografia

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
SOUZA, S.C.;  ALMEIDA, M.J.P.M.; A fotossíntese no ensino fundamental:  compreendendo as interpretações dos  alunos. Ciência & Educação, v.8, nº1, p.97 - 111, 2002.
BIONDO, F.P.; Geiva Carolina CALSA, G.C.; A INFLUÊNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS NA
CONCEITUAÇÃO DE GÊNERO GRAMATICAL.Disponível em: <http://www.abpp.com.br/abppprnorte/pdf/a17Biondo03.pdf>

I Workshop Educação Ambiental Interdisciplinar

Informações:

sábado, 8 de setembro de 2012

Será que deve ser como na malhação?


Com a nova geração de alunos vem também uma nova forma de considerar as atividades e avaliações feitas pelos professores. Nota-se, que com atual modo de aprendizagem é necessário mais do que pequenos textos e redações fixados no caderno ou em pastas e gavetas dos professores. Os educadores devem se adaptar a formação de trabalhos mais produtivos e com maior banco de informação, visto que, os educandos estão na maior parte de seu tempo conectados à internet. A utilização de ferramentas como Blogs, Sites, grupos em redes sociais e etc., traz um inusitado modo de transmitir informação, onde o professor se aproxima do que o aluno entende de melhor ao invés de simplesmente ficar em sala de aula “cuspindo” nos alunos. Além do que, a utilização destas tecnologias faz com o que o aluno se interesse ainda mais pelas aulas. No blog, os alunos podem publicar suas produções deixando-as visíveis a todos e que servirão como fonte de pesquisas para outros, posteriormente.Isso dará mais qualidade e responsabilidade as atividades realizadas em sala de aula ou não e ainda terá um certo valor social, pois, não só os professores e os alunos verão o trabalho que foi realizado mais estará disponível para qualquer outra pessoa que visite o blog. É um espaço onde os alunos poderão debater com os visitantes de seu blog e interagir com base nos comentários deixados, mantendo uma relação entre o aluno e a sociedade.

Este modelo de aprendizagem não é tão atual assim, já em 1920, criada pelo francês Celestin Freinet, as escolas freneitianas sempre publicaram o que fizeram, afim de, fazer uma troca de conhecimento com outras escolas, no entanto, nunca foi tão fácil e acessível a possibilidade de tornar pública produção escolar; e o ambiente não era tão estimulante e convidativo a interação como ocorre hoje, principalmente com a internet. Além disso, os professores aprendem, ainda mais, com e sobre os alunos, com suas descobertas e criações. Tais novidades são transmitidas na TV, na série Malhação da Rede Globo, os alunos usam a “rede” para divulgar o que acontece em sala de aula, na escola e fora dela, isso motiva as crianças e adolescentes a questionarem: Por que minha escola não é igual a da Malhação? Se fosse seria mais legal? Será que nós professores devemos fazer como se faz na Malhação?

segunda-feira, 26 de março de 2012

É preciso saber para passar no vestibular


Minha neta estava lendo um livro de biologia. Ah! Como a biologia é fascinante! A vida! Mas não havia nenhum entusiasmo no seu rosto. Nem nada que se parecesse com curiosidade. Era mais uma expressão de tédio. Sei o que é isso. Há textos que reduzem o leitor a uma panquequa que se arrasta pelo chão. Arrasta-se porque tem que ler mas não quer ler. É por causa dos textos que Barthes disse que a preguiça é parte essencial da experiência escolar. Perguntei o que ela estava lendo. Ela me mostrou um parágrafo com o dedo. Era  isso que estava escrito: "Além da catalase existem nos peroxíssomos enzimas que participam da degradação de outras substâncias tóxicas, como o etanol e certos radicais livres. Células vegetais possuem glioxíssomos, peroxíssomos especializados e relacionados com a conversão das reservas de lipídios em caboidratos. O citosol (ou hialoplasma) é um caloide. No citosol das células eucarióticas, existe um citoesqueleto constituído fundamentalmente por microfilamentos e microtúbulos, responsável pela ancoragem de organóides...Os microtúbulos têm paredes formadas por moléculas de tubulina...". Encontrei ainda palavras que nunca lera:"retículo sarcoplasmático, complexo de Golgi, pinocitose, fagossomo, fragmoplasto, o padrão do axonema é constituído por 9+2, uma referência aos 9 pares de microtúbulos em torno de um par central". Parece- me que essa última afirmação tem a ver com o rabo do espermatozóide, mas nesse momento os meus pensamentos já estavam tão confusos que não posso garantir. Não posso imaginar minha neta conversando sobre essa palavras com suas amigas ou seu  namorado. Ele, eu acho, só vai se interessar pelo rabo do espermatozóide...Fico furioso: o que é que o professor que escreveu esse texto imaginou que os adolescentes iriam fazer com ele? Li esse texto para um erudito professor de biologia. Sua reação foi: "Não entendi nada..."
Texto do livro: Ostra feliz não faz pérola de Rubem Alves

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

biomas brasileiros e biodiversidade, plantas no cotidiano

Os link's a seguir, traz dois materiais produzidos pela aluna Algislayne sobre biomas brasileiros e biodiversidade, plantas no cotidiano e link's sobre os assuntos.
Link's recomendados