quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ANIMAIS EM EXTINÇÃO? O QUER ISSO QUER DIZER?

Hei, psiu.. você aí! É.. você mesmo!! Você sabia que existem animais que estão praticamente desaparecendo do planeta?
Pois é... isso está acontecendo e este fato é muito preocupante pois qualquer espécie, animal ou vegetal, por mais simples que seja, tem muito valor para o meio ambiente e é insubstituível.
Mas, afinal, porque alguns grupos de animais, ou melhor, algumas espécies, estão desaparecendo do planeta? Para sabermos isso, vamos conversar sobre as causas, conhecer esses animais e também saber o que está sendo feito para mudar isso.
A principal causa da extinção ocorre devido o desrespeito do ser humano ao meio ambiente.
Como sei que você é uma pessoa “antenada”, acredito que você já tenha reparado em quantas notícias temos visto atualmente sobre desmatamento das florestas e queimadas em diversas regiões. Você já parou para pensar em quantos animais morrem ou ficam “desabrigados” por essas ações inconsequentes do ser humano? Então é fácil perceber que um dos principais motivos da extinção dos animais é a destruição de florestas, seja pelo desmatamento ou por queimadas.
A poluição também contribui para a extinção de animais, pois prejudicam o ciclo de vida de muitas espécies.

Outro fator muito importante que contribui para a extinção é a caça. O ser humano caça em busca de aproveitamento de partes desses animais, como por exemplo, para obtenção de carne, gordura, peles, plumas, troféus e lembranças. Há também aqueles que caçam apenas para se divertir. Imagine só você, como pode alguém se divertir matando um animal?Isso é um ato muito cruel!!. A coleta de ovos de certos animais também ocorre, estes são usados principalmente para venda, sendo este ato bastante comum, pois gera lucro para os caçadores.
O tráfico de animais também é algo que causa muita preocupação. A figura acima mostra a cena do filme Rio onde o personagem Blue tenta fugir de uma gaiola com sua amiga para eles não serem vendidos. Este filme é muito divertido e aborda o tema tráfico de animais, então se você ainda não assistiu, vale a pena conferir. Segundo a Polícia Federal, a cada ano, 12 milhões de animais (a maioria destes estão perto da extinção) são apanhados da natureza aqui do Brasil e, um pouco menos da metade deles, são enviados para outro país. Esses animais são transportados em condições muito ruins, ficam doentes e chegam a morrer fora do lugar onde viviam na natureza.
Até o final de 2008, cientistas identificaram cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas em processo de extinção.Isso é um número MUUITO alto!! Eles acreditam que existe muito mais espécies ainda por identificar.
Mas você sabe quais são estes animais que estão correndo o risco de serem extintos aqui no Brasil? Vamos conhecer alguns deles.

Este grande mapa é o mapa do Brasil. A figura está mostrando alguns dos animais que estão correndo o risco de extinção que vivem nas regiões do Brasil. Por exemplo a Ararinha Azul que vive principalmente na região onde está localizado o estado de Mato Grosso. Ela correr um grande risco de ser extinta principalmente por causa da caça,pois há pessoas que as pegam para a comercialização, ou seja, para venda, lenvando elas até mesmo para fora do Brasil.
Para saber mais detalhes sobre algumas espécies ameaçadas de extinção no Brasil você poderá entrar no site:
Neste site você pode escolher algum dos animais para saber detalhes, basta entrar no site e clicar em algum dos nomes da lista.

Para saber mais sobre quais os animais brasileiros que estão ameaçados de extinção você pode clicar neste site:                     
 http://www2.uol.com.br/ecokids/animais/listaofi.htm
 Já falamos bastante sobre as causas da extinção, mas você sabe o que está sendo feito para que seja evitado a extinção aqui no Brasi?
No Brasil o órgão responsável por cuidar do meio ambiente e especificamente de reverter o quadro da extinção animal é o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Este órgão formado por várias pessoas fiscaliza (muitas vezes junto com a Polícia Federal) tudo que está relacionado com o meio ambiente, assim, está sempre em alerta para combater o desmatamento, para combater o tráfico de animais e ajudando para que as espécies em extinção tenham filhos em cativeiro, ou seja,  para diminuir o risco de extinção, neste caso, depois de crescidos os animais são colocados em seu ambiente natural.
E nós também podemos ajudar?
Sim. Cada um de nós pode ajudar a combater a extinção de animais mesmo estando longe deles. Para fazer isso nós devemos denunciar qualquer tipo de agressão ao meio ambiente, como desmatamento, queimadas, tráfico de animais, etc. Com relação ao tráfico de animais, fica mais fácil de contribuir:
·      Podemos evitar de comprar qualquer tipo de artesanato que tenha alguma parte retirada de animais, como penas, couro, etc.;
·      Não devemos usar roupas provenientes de pele de animais;
·      Devemos denunciar sempre que percebermos ações de maus tratos e manutenção de animais em cativeiro (animais presos) que não sejam autorizados pelo IBAMA.
Nada melhor que aprender com diversão, por isso aqui vai algumas dicas de jogos com o tema extinção na internet para que você se divertir e aprender um pouco mais sobre este tema.

Este é um jogo da memória bem legal que mostra fotos de vários animais em extinção.

Neste jogo você será um pesquisador e terá que procurar e fotografar alguns animais que estão ameaçados de extinção, você fará expedições em florestas e outros lugares para poder encontrar esses animais.
 
Boa diversão!!
Referência Bibliográfica

http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm


TEXTO REDIGIDO POR LAILA REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário