segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais

O Conhecimento popular é repassado de geração a geração, tornou-se um retrato da cultura local, o conhecer popular sempre tem seu fundamentos ligado a algum fato ou ocorrido e a utilização de plantas para tratar enfermidade vem sendo disseminada pelo dito popular, esse método é utilizada já a milhares de anos até a era moderna onde grande parte de remédios são industrializado, mas, ainda ocorre o consumo plantas medicinais para curar dores de cabeça, problemas do fígado, estomago entre outros. Esse uso e feito apenas seguindo conhecimento popular, mas, sem nenhuma pesquisa cientifica provando a eficácia do chazinho da vovó. O consumo de plantas medicinais vem sendo a base na tradição familiar e tornou-se exercício generalizado na medicina popular. Hoje em dia, o consumo de chás de ervas naturais tem aumentado. Os fatores que têm colaborado para o aumento da utilização deste recurso, entre eles, e o alto custo dos medicamentos industrializados, o difícil acesso da população ao amparo médica. Em sociedades tradicionais, a comunicação oral é o principal meio pelo qual o conhecimento é transmitido, e, para que essa transmissão ocorra, é necessário a relação intensa e prolongada dos membros mais velhos com os mais novos. Isto acontece normalmente em sociedades rurais ou indígenas, nas quais o aprendizado é feito pela socialização, no interior do próprio grupo doméstico e de parentesco, sem necessidade de instituições mediadoras. Porém, em comunidades urbanas isto não ocorre. À medida que as gerações vão sendo substituída, grande parte destas informações vai se perdendo. O estudo de plantas medicinais, a partir de seu emprego pelas comunidades, pode fornecer informações úteis para a elaboração de estudos farmacológicos, fotoquímicos e agronômicos sobre estas plantas, com grande economia de tempo e dinheiro. Desta forma, podemos planejar a pesquisa a partir de conhecimento empírico já existente, muitas vezes consagrado pelo uso contínuo, que deverá ser testado em bases científicas.
Durante o metabolismo das plantas é produzidos uma série de substâncias químicas. Algumas destas substâncias são capazes de provocar algum tipo de resposta biológica quando introduzidos e são conhecidas como princípios ativos. Logo a baixo segue uma lista das plantas utilizadas na cura de algumas enfermidades. A utilização das plantas presente em anexo foi liberada pela ANVISA. A lista abaixo refere-se ao conhecimento popular de uso medicinais  de algumas plantas do cerrado. 

Tabela de Plantas medicinais do Cerrado abaixo:

NOME CIENTÍFICO
PROPRIEDADE MEDICINAL
Araticum Ponhê/Anona Marcgravii, Martius
Quando maduros, os frutos são usados, em aplicações locais, provocando a abertura dos mesmos.
Assa-peixe de Goiás/Vernonia Ruficoma, Schlecht
Esta espécie vegetal ainda não foi estudada de modo completo do ponto de vista medicinal. Sabe-se que tem efeitos medicinais, mas não podemos no momento indicar as moléstias sobre as quais recai o seu poder curativo.  
Bacopari do Campo/Salacia Campestre,Walp
Vegetal ainda não estudado.
Barbatimão / Stryphnodendro Barbatimão, Martius
Usa-se, externamente, a casca reduzida a pó no tratamento das úlceras. Internamente, como tônico, emprega-se o cozimento das cascas, que serve também para combater a leucorréia, blenorragia, diarréias, disenterias, hemoptises e outras espécies de hemorragias, inclusive hemorragias uterinas.
Baunilha Verdadeira / Vanilla Aromatica, Swart
Óleo de buriti, substância cor de sangue, comestível e que serve também para o envernizamento de couros e peles, é remédio energético, muito recomendado para expelir os vermes intestinais.       
Buriti do Brejo / Mauritius Flexuosa, Lineus
Vegetal ainda não estudado.
Cagaiteira /Stenocalyx dysentericus, Bergius
Usam-se os frutos, ao natural, para combater as diarréias e disenterias.
Cipó Imbé / Philodendron imbé, Martius
“As folhas frescas, pisadas, são empregadas no curativo das úlceras. O cozimento do caule é aplicado no reumatismo e nas orquites, em banhos. O cozimento em banhos é útil nas hidropisias. O suco em Mato Grosso é aplicado como vesicatório. O pó da raiz na dose de 5 a 10g é drástico (Dr. Nicolau Moreira). O suco do cipó é caustico e corrosivo. Dessecado ou fervido, porém, essa ação desaparece”.
Cirtopódio / Cyrtopodium Punctatum
Valioso remédio para uso externo, considerado poderoso supurativo, de resultados amplamente positivos. É de efeitos notáveis em todas as inflamações e tumores ainda não supurados, pois promove rapidamente sua abertura e expulsa o pus acumulado, fazendo cessar as dores e dando ao paciente extraordinário alívio.
Copaibeira / Copaifera Officinalis, Lineu
O óleo que é transparente, de um branco tirante a amarelo e de um cheiro ativo, constitui excelente balsâmico anti-séptico do aparelho urinário. É um poderoso remédio das blenorragias agudas e crônicas, debelando-as com relativa facilidade depois de pouco tempo de uso. Indica-se também contra hemorragias, tosses e bronquites, doenças de origem sifilítica, moléstias de pele, incontinência das urinas, catarro da bexiga, leucorréia, diarréia, disenteria e urticária.
Flor de Quaresma / Tribouchina Stenocrapa, Cogn
Sem propriedade terapêutica.
Fruta de Lobo / Solanum Lycocarpum, Saint-Hilaire
Não é planta de grande importância medicinal. No entanto, pelas suas propriedades diuréticas e calmantes, emprega-se nas doenças das vias urinárias e nos estados nervosos.
Guariroba / Eugenia Variabilis, Martius
Usa-se em infusão das folhas pôr via oral, ou então em banhos e em clisteres, para combater as diarréias, disenterias e leucorréia.
Imbaúba / Cecropia Peltata, Velloso
( Vide "UMBAÚBA" )
Ingá / Ingá edulis,Martius
Pouco estudada no ponto de vista medicinal. Entretanto, o cozimento das cascas é aplicado no curativo de feridas crônicas e para debelar as diarréias (ingá de comer). Empregam-se as cascas em cozimento como reconstituinte e, reduzidas a pó, como anti-séptico. Usa-se também contra as blenorragias e hemoptises.
Jatobá / Hymenaea Coubaril, Lineu
O jatobá é um vegetal dotado de incontestáveis virtudes médicas, usando-se tanto as cascas, como a polpa do fruto e a resina. Emprega-se principalmente a resina, que é uma substância possuidora de maior poder medicinal, sendo muito recomendadas contra as hepatites, fraqueza geral, tosses, bronquites, asma, fraqueza pulmonar, laringites, etc. As, cascas em cozimento, são aconselhadas para combater as hemoptises, hematúria, diarréia, disenteria, cólicas ventosas e várias outras enfermidades.
Mangabeira / Apocylnum Hancornia, Lineu
O leite desta planta desde muito tempo é empregado na tuberculose pulmonar, e, extremamente, nas úlceras rebeldes e nas corrupções pustulosas. A casca tem suas virtudes medicinais, usando-se o cozimento para combater as obstruções do fígado e do baço.
Mata-Pau / Clusia Insignis, Martius
Com a substância resinosa a que nos referimos se prepara um ungüento de muito prestígio na medicina popular, sendo largamente empregado no tratamento das rachaduras dos seios.  
Pata de Vaca / Bauhinia Forficata, L.K.
Seu intrato substitui perfeitamente a insulina, chamada desde então “insulina vegetal”, é usada no tratamento de glicosúrias. Usa-se ainda o chá das folhas, como medicação popular na diabete. A infusão ou cozimento, quando judiciosamente empregada, combate o açúcar na urina, permitindo, destarte, que o diabético possa ter melhor alimentação de hidrocarbonatos.
Pau Terra / Qualea Cardata, Spreng
Aproveitam-se a madeira e a casca, em cozimento, para o tratamento das feridas, úlceras, doenças da pele, sífilis, etc.
Pé de Perdiz / Croton Perdicipes, Saint-Hilaire
Aproveita- se todas as partes da planta, em infusão, cozimento ou extrato, para combater a diabete.
Pequizeiro / Caryocar Brasiliensis, Camb
O pequi é de notável poder nutritivo, sendo pôr isso aconselhável como excelente tônico. Usa-se igualmente nas doenças das vias respiratórias.
Sapé / Anetherum Bicorne, Pal. Beauw.
Emoliente e diurético. Cozinha-se a raiz e emprega-se o decocto para combater as hepatites e outras afecções do fígado, hidropisia, febres palustres, blenorragias e leucorréia. Pôr se tratar de um poderoso diurético, seu uso se impõe nas moléstias das vias urinárias, notadamente da retenção de urinas.
Sucupira / Bowdichea Major, Martius
Esses é um dos nossos numerosos vegetais preciosos. Combate as hemorragias, fraqueza orgânica, doenças do estômago e hidropisias. É um poderoso depurativo, empregando-se a batata e as sementes, em cozimento, contra eczemas, dartros, manchas na pele, urticária, feridas, úlceras, artritismo, reumatismo, escrofulose, blenorragia, impigens, etc.
Umbaúba / Cecropia Peltata, Vellozo
É aconselhado no tratamento da bronquite, tosses, coqueluche e outras afecções vias respiratórias. Tem ação especial sobre o coração, aumentando de modo acentuado as contrações do músculo cardíaco, motivo pelo o qual requer muito cuidado.


Texto redigido por Douglas Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário