Abordada desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio, a Ciência, tem como principal objetivo a problematização, a criticidade e a tomada de decisões ao quais todos devem passar, preparando os alunos para exercer a cidadania. Contribuindo para uma reflexão sobre o papel principal do ensino de ciências na implementação desses objetivos. As tecnologias são inovações, um elo entre a ciência bruta e a sociedade como um todo.
Consideradas como conteúdo interdisciplinar, a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) originaram a partir das décadas de 60 e 70, através das preocupações com as fabricações de armas nucleares e químicas
A Ciência, que em grande parte foi herdada do pensamento grego, através do famoso sistema coperniano da astronomia, reelaborada pelos grandes pensadores da Idade Média e suas alquimias, que tem entre seus grandes contribuidores Newton, Mendel, Lineu e outros. Teve seu ápice através da grandiosa Revolução Cientifica, esta, ocorreu entre os séculos XVI e XVIII tempos que influenciaram todo o futuro planetário. Desde então, o crescente raciocínio possibilitou ao Homem a possibilidade de explorar/dominar a natureza, tendo também um notável crescimento da industrialização, das ciências e tecnologias, vistas, como progresso (Angotti e Auth). No entanto, este progresso foi questionado devido as guerras, principalmente a Segunda Guerra Mundial onde o uso das tecnologias e dos estudos realizados através da ciência foram utilizados de forma prejudicial. Tantos avanços científicos e tecnológicos resultaram também na exploração desenfreada dos recursos naturais deixando ser tão beneficente a todos quanto deveriam, sendo o Brasil um dos países que obteve pouco beneficio com a Revolução Cientifica.
Com isso, ocorreu um grande interesse e estudos sobre as conseqüências da tecnologia e sobre os aspectos éticos dos trabalhos dos cientistas, experimentações na área da medicina e o desenvolvimento da biotecnologia. Esses fatores possibilitaram à sociedade a avaliação sobre os problemas ambientais, éticos e de qualidade de vida. Contudo, a ciência e seu desenvolvimento esta correlacionado com os aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais possuindo fortes implicações para a sociedade. Sendo assim, segundo Waks 1990, a CTS tem o propósito de promover o letramento cientifico e tecnológico de modo que o cidadão consiga desenvolver a capacidade de tomada de decisões sendo denominada educação para a ação social responsável (Cross & Price, 1996 e 1999; Helms, 1998; Pedretti, 1997; Ramsey, 1993; Rubba, 1991; Waks, 1992, Zoller, 1993) propondo um senso de responsabilidade nos alunos para os problemas ambientais e sociais ocorridos na atualidade e tempos que virão.
Segundo McConnell (1982), a tomada de decisão pública pelos cidadãos em uma democracia requer: uma atitude cuidadosa; habilidades de obtenção e uso de conhecimentos relevantes; consciência e compromisso com valores; e a capacidade de transformar atitudes, habilidades e valores em ação. Todos esses passos podem ser encorajados se uma perspectiva de tomada de decisão for incorporada ao processo educacional. (p.13)
Essa tomada de decisão virá na forma de debates e que atenda uma grande parte de coletivo.
Quanto ao desenvolvimento da Tecnologia, este tem ocorrido de forma desordenada afim somente de abastecer as redes de consumo que se inseriu na sociedade, visando, atender o interesse destas redes do que as reais necessidades humanas. Com isso, é possível observar a relação entre C&T e o comportamento humano.
Os hábitos de consumo, as relações humanas, o padrão de vida, as relações de trabalho, as crenças e valores estão cada vez mais resultando de tal desenvolvimento.
A falta de informação sobre a cadeia de produção e processo pelo qual cada produto passa até chegar ao consumidor acarreta ao consumismo exagerado de produtos desnecessários e que trazem ainda mais problemas ambientais e até sociais.
Sendo assim, o aluno a ser visto como integrante da sociedade e de modo a perceber qual o seu real papepapel dentro desta sociedade irá progredir junto com o progresso da mesma e que o desenvolvimento de uma esta condicionado ao desenvolvimento do outro.
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TEXTO REDIGIDO POR EDYLENE AGUIAR & LETICIA
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