segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Descobrindo a célula

Professor: Você já ouviu falar sobre célula?

Aluno: Ainda não.

Professor: Então vamos lá!

Para começar, de que material a parede da sua casa foi construída?

Aluno: De tijolos professor.

Professor: Certo, podemos pensar neles como a principal estrutura da casa e que sua organização

forma as paredes e logo temos uma casa. Assim, os seres vivos possuem unidades que a partir de

sua organização forma um organismo completo. E estas unidades chamaram de células, sendo as

menores unidades estruturais e funcionais de um organismo.

Volte para a sua casa e perceba como ela é formada, veja que ela possui um muro e um portão

para fazer a proteção e permitir que apenas moradores dela ou convidados entrem e que nela existe

eletrodomésticos como fogões, geladeiras, sofá que ajuda sua família a sobreviver.

As células também são cercadas por uma parede que controla a entrada e saída de substancias

necessárias (água, proteínas, sais minerais, etc), chamada membrana plasmática e no seu interior há

uma solução gelatinosa denominada citoplasma onde encontramos as organelas, fundamentais para

a sobrevivência da célula, permitindo que ela funcione adequadamente. Outra estrutura importante

é o núcleo, que se localiza no interior da célula e controla atividades de crescimento e reprodução

celular.

Quadro2:

Aluno: Por que este nome célula?

Professor: Porque é uma palavra que vem do latim, cellula (quarto pequeno), que foi dado pelo seu

descobridor Robert Hooke, que ao olhar um pedaço de cortiça no microscópio verificou que ela

era feita por cavidades com faces planas(poliédricas), na qual chamou de cella, do latim, pequena

cavidade.

Quadro3:

Aluno: Professor qual a forma de uma célula?

Professor: As células podem ter uma forma simples, formadas por uma célula, por exemplo,

as bactérias, ou terem muitas células, por exemplo, os animais e até você. As células animais

possuem organelas como: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de golgi, lisossomos,

ribossomos. Já as células vegetais além destas tem uma parede celular, cloroplasto e um vacúolo

grande. Em relação a sua constituição, estas podem ser eucarionte ou procariontes, as eucariontes

possuem um núcleo revestido por membrana, a carioteca e muitas organelas, os animais e as plantas

apresentam este tipo de célula. Já as células procariontes, não apresentam a carioteca, tem menos

organelas e um tamanho diminuto.

Quadro4:

Professor: Agora que você já sabe mais sobre a célula, certamente você ficou curioso para saber do

que o núcleo é constituído. Como já falado anteriormente o núcleo geralmente está localizado na

parte central da célula e nele está o material genético DNA (ácido desoxirribonucléico), além do

chamado ácido ribonucleico (RNA) e algumas proteínas, responsável por controlar as atividades

de crescimento e duplicação da célula. O núcleo pode ser comparado a um pequeno cérebro que

controla todas as atividades das células. Existem algumas células que não possuem núcleo ( glóbulo

vermelho).

Aluno: Professor quantos tipos de células existem?

Professor: Meu caro aluno existe vários tipos de células, que variam o formato dependendo das

funções específicas que atuam no organismo. Vou citar alguns exemplos: as células sanguíneas

lembram o formato de um (disco): monócito, eritrócito, acidófilo, linfócito T, linfócito B, basófilo,

macrófago, trombócito; células nervosas (estrela) célula de Schawn, micróglia, célula dendrítica,

neurônio; células esqueléticas (cúbicas ou cilíndricas) osteoblasto, osteoclasto., células musculares

(alongadas e estriadas) células de sarcômero, fibroblastos.

Aluno: Eu já sei a constituição das células, tipos, funções, mas qual foi a importância do seu

descobrimento? E nos dias atuais de que forma o conhecimento sobre ela é utilizado?

Pela descoberta da célula foram gerados outros estudos, no qual foi descoberta também

a composição do seu núcleo o DNA (ácido desoxirribonucléico), que é responsável pelas

características hereditárias dos organismos. Atualmente, são utilizados exames de DNA para

reconhecimento de paternidade. Outro avanço ocorreu no tratamento das doenças hereditárias, por

exemplo, com a utilização das células tronco para reparação de órgãos danificados ou doentes. Foi

possível também a produção de organismos geneticamente modificados (transgênicos), através da

melhoria nos estudos biotecnológicos.

Professor: Espero que tenha gostado dessa breve conversa sobre célula, agora bons estudos.

Texto Redigido por Camila Benedita da Silva

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